sábado, 27 de abril de 2019

Centenário de Waldir Calmon (5)

LP Waldir Calmon e seus Multisons (Copacabana Discos, 1970)


Em 1970, meu pai gravou um disco um pouco diferente do que estava habituado – ele possuía faixas dançantes, mas também algumas que pareciam inspiradas em trilhas de filmes: Waldir Calmon e seus Multisons. Em 1982, após sua morte, este mesmo vinil foi relançado pelo selo Beverly.

Este disco se tornou famoso internacionalmente após a faixa Airport Love Theme (Paul Francis Webstef - Alfred Newman) ter sido usada como base para um rap de muito sucesso, em 2004, despertando a atenção de DJs do mundo inteiro. A música que sampleou a gravação de Waldir Calmon chama-se Curls e está no álbum de estreia Madvillainy - da dupla Madvillain, formada pelo MC MF Doom e pelo produtor Madlib. Vários críticos consideraram o disco como um dos melhores do gênero. Martin Boev, por exemplo, escreveu em seu blog In Search of Media que Waldir Calmon “com sons de órgão e riffs sutis de guitarra ao fundo, dá uma vibração sinistra que iria caber perfeitamente em um filme de James Bond. Esse sentimento é capturado na faixa Curls, de Madvillain, perfeitamente (...). Um dos claros destaques do maior disco underground de hip-hop da história.”

Outros raps surgiram da mesma gravação de Airport Love Theme, como SlyCriminality, por Kamanchi Sly (2017), e Lirica Sean P, por Saggaz & Yellow (2017). Do mesmo lp, as músicas Afro Son (Waldir Calmon) e Zorra (Waltel Branco) também têm despertado a atenção de rappers de diversas partes do mundo, mostrando a versatilidade e a atemporalidade do trabalho de Waldir Calmon.

Link:

Vídeos:
Airport Love Theme com Waldir Calmon:


Madvillain com Curls:


Kamanchi Sly com SlyCriminality :


Saggaz & Yellow com Lirica Sean P: 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário