terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Centenário de Waldir Calmon (32)



Revista Radiolândia, edição 232, de 13/09/1958, coluna Aconteceu no Programa Paulo Gracindo: o texto fala da participação de Waldir Calmon e seu conjunto neste programa de rádio. Transcrevo abaixo a matéria, porque as fotos não estão legíveis. Também há uma foto de Waldir Calmon e Paulo Gracindo dezesseis anos depois, em 1974, no extinto Canecão (Botafogo, RJ), quando meu pai tocava antes e depois dos shows da casa e Gracindo participou do magnífico espetáculo Brasileiro, Profissão Esperança, com Clara Nunes (já fiz um post sobre este assunto).


"Mais uma vez, Waldir Calmon e seu conjunto estiveram presentes no PPG (Programa Paulo Gracindo) atendendo, assim, inúmeros pedidos de ouvintes. Voltarão êles outras vêzes mais, ainda que isso lhe cause uma perda de sono, pois disse o conhecido pianista das noites cariocas:

- Eu e o meu pessoal só nos retiramos da boate Arpège lá pelas 6 ou 7 horas da manhã e, para que possamos chegar a tempo ao PPG, vemo-nos obrigados a acordar, ao máximo, às 11 horas. Mas isso não importa: atuar no PPG é um grande prazer para mim e para os outros seis elementos do meu conjunto. Se preciso fôsse, nem dormiríamos...

Durante a penúltima apresentação do programa dominical da E-8, Waldir Calmon e Seu Conjunto executaram 4 números musicais que arrancaram calorosos aplausos do público presente: Malaguenã, Mercado Persa (em ritmo de samba), o chorinho Quitandinha e a linda guaracha intitulada Cumaná. E vale, ao final destas linhas, salientar o talento da graciosa 'lady crooner' do conjunto, a jovem Carla Barone. Esteve simplesmente formidável e não foi à tôa que Paulo Gracindo exclamou ao fim do programa:

- Esta menina o Waldir não deixa sair do conjunto de maneira alguma! Nem que lhe ofereceram um contrato igual ao do Didi ou do Mazzola!..."

- foto 1 (acima): detalhe da matéria
- foto 2: página 20 da revista, com a matéria sobre a ida de Waldir Calmon ao programa.
- foto 3: capa da edição, com Emilinha Borba
- foto 4: Waldir Calmon e Paulo Gracindo em 1974, no extinto Canecão (Botafogo, RJ)

Para ver as fotos em tamanho original, clique nela com o botão esquerdo do mouse e, quando abrir, clique novamente com o botão DIREITO do mouse. Na janela suspensa, clique com o botão esquerdo em "abrir imagem em nova guia". Veja a foto na nova guia e, se aparecer uma pequena lupa com o sinal "+" , na ponta do mouse, clique novamente com o botão esquerdo e terá a foto no tamanho original. Assim, você poderá apreciar melhor qualquer imagem postada aqui no Blogger!

2.

3.


4.


Ouça o choro Barriquinha (Edgard Cavalcanti) que está no LP Feito para Dançar n°1 (Rádio, 1953).

Nenhum comentário:

Postar um comentário