sábado, 14 de novembro de 2015

As Tragédias de Mariana e Paris

Assim Caminha a Humanidade


Este é um blog sobre música e músicos, mas não consegui ficar indiferente aos últimos acontecimentos no Brasil e na França. Além da perplexidade pela gravidade dos fatos, também me surpreendi com os comentários de alguns, dizendo que nada foi divulgado sobre Mariana e que não devíamos nos importar tanto com um problema em outro país se temos outro tão grave aqui. E, quase como um desabafo, escrevi.

Algumas pessoas têm comparando as tragédias de Minas Gerais e de Paris: uns falam da cobertura da mídia, e outros, da mobilização das pessoas. Desde que houve o rompimento da barragem, em MG, li e assisti a uma ampla cobertura da imprensa sobre o assunto. Já ouvi a opinião de vários especialistas, prognósticos, estatísticas... E amplamente divulgado na mídia escrita e falada. Só não vi o posicionamento das autoridades competentes e a nossa presidente se preocupou em avaliar a situação apenas uma semana depois. Os políticos, estes sim, encastelados no poder e lutando para não perdê-lo. Parece que isto é o mais importante no meio do caos que se instalou na região de Mariana.

Comparar as duas tragédias e exigir que optemos por uma ou por outra é colocar o ser humano no pior degrau de evolução, pois não somos somente sim ou não, certo ou errado, isto ou aquilo. Temos vários matizes, várias opiniões e vários sentimentos. Somos capazes, sim, de sofrer por uma tragédia como a de Minas e por uma carnificina como a de Paris. É natural que a mídia mundial dê mais destaque ao ato terrorista, pois ocorreu em um país que sempre foi um exemplo internacional de igualdade e liberdade de expressão. Além do mais, o Estado Islâmico (EI) está ameaçando o planeta inteiro e ataques como os de ontem podem acontecer em qualquer lugar. É um sinal de alerta máximo. As forças armadas francesas, norte-americanas e russas estão na Síria, tentando combater o EI e, na minha opinião, isto já configura uma guerra.

Por favor, não vamos competir para ver quem está sofrendo mais ou qual é a maior tragédia. Vamos aproveitar para comparar a resposta das autoridades diante das duas catástrofes e exigir de nossos políticos ações rápidas e eficientes sempre. Não gastemos nossas forças em bobagens. Vamos nos concentrar no que é realmente importante, sem discussões inúteis entre nós mesmos. A hora é de união e de cobrança a quem tem a responsabilidade de zelar pelo nosso patrimônio - seja ele histórico, moral, financeiro. No meu coração, há espaço para vários sentimentos, vários quereres e estou igualmente triste por todos os acontecimentos e pelos rumos que o mundo está tomando. E, caso alguém ainda não tenha visto na mídia, ontem também aconteceu um terremoto de sete graus na costa sudoeste do Japão (com alerta de tsunamis). Ainda não se tem notícias sobre os danos. Também me solidarizo com o povo japonês e com todos que estão sofrendo neste mundo horroroso que estamos deixando para as gerações mais novas.


Creio que este vídeo é apropriado para a ocasião, pois o inesquecível Louis Armstrong canta a belíssima What a Wonderful World (Bob Thiele - George David Weiss) depois de algumas frases em que fala, entre outras coisas, de poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário